Muitos de nós sonhamos em alcançar aquela estética minimalista que vemos em blogs de design – linhas limpas de balcões e prateleiras sem desordem, armários e gavetas que revelam apenas alguns itens perfeitamente exibidos. Em um mundo cheio de tantas coisas, faz todo o sentido que queiramos reduzir.
Ainda assim, porém, há uma linha tênue entre a serenidade calma que o minimalismo pode trazer e o triste vazio que resulta de levar isso muito ao pé da letra.
Alguém realmente mora aqui nesta sala de estar com um sofá, uma cadeira e um vaso (vazio)? Claro, é bom não enfrentar pilhas de revistas, livros e fotos de família amontoadas em superfícies e simplesmente tomar seu café em um espaço sereno – mas depois de um tempo, pode ficar um pouco solitário.
Veja também:
- Você é minimalista ou bagunceiro? Descubra o que sua cama diz sobre você!
- Manual fácil e prático para criar uma decoração minimalista
- 10 ideias de decoração para banheiro minimalista
Como resolver? Não exagere com o minimalismo em casa. Se você gostaria de criar um espaço residencial que se parecesse mais com uma casa e menos com um hospital, aqui estão 6 mudanças minimalistas que você não deve tentar em casa.
1. Cozinha vazia
Acho que não é permitido café em uma cozinha minimalista, certo? Se você não pode deixar um único eletrodoméstico em sua bancada, você está exagerando. Idem para a falta de panos de prato. Esses utensílios de cozinha não precisam ser laranja vibrante, mas você precisa de alguns à mão. Repense a eficácia do seu visual além de achar que tudo deve ficar vazio.
2. Banheiro frio
Hum, onde estão as toalhas? E sem tapete de banho, você certamente escorregará naquele piso de cerâmica toda vez que sair do chuveiro. Talvez aquele único quadrado de tecido que sustenta suas costas na banheira tenha o objetivo de servir como pano de limpeza e toalha de mão também? Mesmo assim, esse look é uma falha total e absoluta. Mas pelo menos o vaso solitário no parapeito da janela adiciona um pouquinho de cor.
3. Home office sem graça
Que bom que seus pensamentos estão sempre organizados naquele diário simples, e seus lápis nº 2 estão afiados e prontos para trabalhar. Além disso, quase todos os livros apresentam lombadas brancas iguais! Este escritório simples é uma fantasia, é claro, e provavelmente causará medo nos corações da maioria dos robôs que trabalham em casa.
4. Branco sobre branco
Os fãs minimalistas dirão que 50 tons de branco (ou cinza) é o seu objetivo para paredes e pisos, mas estamos aqui para dizer que viver neste tipo de espaço não é muito aconchegante. Ele mostrará marcas de arranhões, migalhas, pelos de cachorro e todos os grãos de poeira. Um tapete simples é uma solução fácil aqui – basta passar o aspirador e pronto!
5. Uma plantinha solitária
O que há com aquela única folha de bambu em um cilindro de vidro alto? Ou uma figueira solitária em um canto vazio? Essas incursões no mundo natural são tristes tentativas de “viver” em um lar sem vida. As flores são permitidas de vez em quando, pessoal! Pegue algumas tulipas – ou pelo menos acrescente alguns outros caules aos seus vasos.
6. Zero armazenamento
Móveis descartáveis são um grande erro minimalista em casa, em grande parte porque não permitem que você tire proveito de gavetas, prateleiras, recantos e compartimentos escondidos. Com este console e mesas de vidro, você fica preso apenas às superfícies superiores – e, é claro, você fica intimidado pelo estilo austero ao qual está se apegando, de modo que removeu todos os itens de decoração possíveis.
Veja também:
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br